RSS

Dica para encontrar conteúdos inacessíveis através do Google

domingo, 14 de outubro de 2007

O Google indexa todo o conteúdo livre que consegue atingir. Deste modo, para alem de páginas web e vários formatos de ficheiro (como doc, pdf, etc), o motor consegue indexar pastas.
Muitos servidores tem directórios de armazenamento e compartilha de conteúdos, tais como mp3 por exemplo. Com a profundidade a que o Google procura conteúdos, acaba por indexar esses diretorios e os seus conteúdos.
Ao usar-se os parâmetros certos na chave de pesquisa, consegue-se alcançar conteúdos muito interessantes.
Deixo aqui um exemplo, para encontrar ficheiros audio, utilizando parâmetros que definem a organização de procura por directoria que contenham ficheiros mp3 referentes ao artista xpto. O caro leitor pode utilizar esta chave de pesquisa, bastando para tal, substituir o nome do artista xpto para um da sua preferência.

-inurl:htm -inurl:html intitle:"index of" "Last modified" mp3 "xpto"

Espero que o amigo leitor tenha consciência da ilegalidade inerente ao download de conteúdos protegidos por direitos de autoria sem autorização através da Internet.

Caso o caro leitor não esteja interessado em perceber a forma como o Google indexa, pode sempre recorrer ao site g2p.org, para procurar conteúdos mp3 nos referidos diretórios livres.

Porquê do "Como e Porquê"

Como e Porquê... é algo que todos desejávamos ver respondido... em todos os momentos e/ou situações...
Feliz ou infeliz /mente são essas faltas de resposta que acabam por determinar o caminho que se segue, bem como aquilo que realmente somos!

A profundidade desta reflexão tem tanto de convenente como de divergente face ao objectivo deste post, que é apresentar as motivações que me levaram à criação deste blog.

Convergente, pois também eu tenho muitas duvidas sobre variadíssimos assuntos, o que me leva a explora-los de forma precisa e abrangente, em busca de respostas a questões do tipo Como e Porquê. Deste modo, uma das funções deste blog será o armazenamento de respostas ou pseudo-respostas a questões pertinentes que se apuderem da minha pessoa.
Desde já, peço desculpa ao caro e estimado leitor pelo meu egoísmo, na escolha de assuntos que apenas em mim tem origem, bem como na perspectiva que adoptarei nas minhas respostas..... justificando-me simplesmente com a minha humanidade conjugada com a minha ansia de compreender melhor tudo aquilo que me rodeia, sem me preocupar com a susceptibilidade do estimado leitor.

Divergente, pois a outra função do blog será a exposição (como e porquê) de variadíssimos temas que entendo serem interessantes para o amigo leitor, e simultaneamente me permitirá cria um arquivo de conhecimento pessoal, satisfazendo a metáfora "a minha enciclopédia" que sempre desejei criar.

imagem retirada de: Toothpaste For Dinner